IndianismoXHinduismo

 OgAAAH7QrfTOv7nBcCVLkhoMMY4CRZ7qWRrbUtLA3gTYbrW8oigl6XMaELyvaX5ndgLED6B7IWyEArSfgP37P29pksMAm1T1UC8nrUd74ad6i7kJCWcYpkxnTmru

OgAAAPPRevRtyc7Yp2dXAcqsRWS8z3NO_sQZJHInJXBxALzF6umMriz3sbZgYYQdrkTiH9DZX0mxhcMYXT09k6ZBZwQAm1T1UBJJ7wPvmAW7pybtnARiKqdPoMRc

OAAAAA2MUMJe4RiNUZfWq7PcfXanD3bTDYjArkWcB0oMUFbT9iLHtnUTq813IXFt0XTgXFNzXhjoPu2VuPt6RYAUt68Am1T1UASuJbsEZoI6SfaEByI-mFJxKp_B

Coisa linda na Índia é o quanto as pessoas são aceitas, do jeito que for. Pra eles, nada é bizarro, tudo é da lei e deve ser respeitado, mesmo aqueles que pensam absolutamente diferente. Aceitar outras crenças é base do Hinduismo. Se existem 6 bilhões de pessoas no mundo, existem 6 bilhões de formas de se chegar em Deus. Eles entendem como único, pessoal e intransferível.

É interessante demais um país onde 80% das pessoas (827.578.868 pra ser exata) segue a mesma religião viver tão harmoniosamente com os outros núcleos. A segunda religião mais seguida é o Islamismo (13%, o que já faz da Índia o terceiro país com mais muçulmanos ). Depois seguem Cristianismo (2,3%), Sikhismo (2,0%) e Budismo e Jainismo (pouco menos de 1%). Detalhe que essas porcentagens ainda que com uma só unidade, representam milhões de pessoas nesse pico que contém quase 20% da população mundial.

Deixando a matemática de lado, é curioso ver o quanto a tradição hindu tá enraizada em todos no país, mesmo àqueles que seguem outros deuses.
Nas duas primeiras fotos acima estão um grupo de cristãos tocando e adorando um altarzinho, uma capelinha minúscula no meio de um lugar comercial. Nos países cristãos como o Brasil, ou mesmo Itália, Portugal e outros mais na Europa, isso não se vê. Cristão vai à missa, faz procissão, reza em casa e é isso aí. Adoração à imagem é coisa de Hindu. Worship e Puja é coisa de Hindu.

Essas duas palavras aprendi a usar aqui. Elas tem um significado único pra esse povo. “Worship” como muitos sabem, é venerar, adorar, mas de forma religiosa mesmo. Só que esse conceito de adorar religiosamente é muito deturpado no país que eu nasci. As pessoas vão à igreja e acham que estão perto de deus. Acham que isso é adoração. Worship na Índia é veneração religiosa acima da sua própria vida, é desgarrar-se de si mesmo e suas vontades pra vontade do todo, vontade de Deus. É abrir mão de tudo. Mendigos são dignos de muito respeito. Não é à toa que a Índia é bagunçada, suja, esquisita… Só mantém o essencial, só se preocupam mesmo com o interno, até aqueles que ainda não sacaram o porque.
“Worshipar” na Índia é rezar, cantar, passar hoooras olhando a imagem do deus que escolheram pra lhes proteger e, fazer o “puja”, que é como uma oferenda, só que não precisa de data especial. Pujas são feitos todos os dias pelos hindus dentro de suas próprias casas. Ganesh e seu altar, com comida, incensos, flores trocadas todos os dias…Não tem como isso não enraizar nas outras religiões de alguma forma. Mesmo os indianos cristãos sentem-se entimados a fazer seu puja pra uma cruz no meio do nada.

A outra foto postada é da Haji Ali Mosque, uma mesquita e tumba em Mumbai. As muçulmanas, que diferente dos Hindus e dos Cristãos não veneram nenhuma imagem, rezam no lugar reservado pra mulheres. Pra elas Deus é um só e não tem cara, não tem personificação. Gosto disso no islamismo. Engraçado é que eu já passei tempos na Turquia, país altamente muçulmano, já dei uma bizoiada no Qatar, e só vi devotas extremamente sóbrias em seus trajes escuros e discretos, especialmente para chamar o mínimo de atenção possível. Só mesmo na Índia é possível encontrar as islâmicas tããão coloridas e esvoaçantes, mesmo toda cobertas. Mais uma influência enraizadíssima da tradição hindu.

Índia é Hinduismo é quase a mesma coisa, esse é o fato. Por mais que as pessoas sigam caminhos diferentes, o Hinduismo está presente automaticamente nas suas ações.
É o peso da religião mais antiga do mundo.

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: