Proprietários que alugam

Uma coisa curiosa (pra não dizer irritante) em Goa é a relação proprietário/inquilino quando se aluga um imóvel. Não sei se isso acontece em toda a Índia, mas aqui, o cara que é dono de uma casa sempre será, e fará questão de te lembrar disso. Se você aluga um apê no Brasil por exemplo, o dono dele muito dificilmente te encherá o saco, a não ser que você atrase o aluguel, seja um grande problema pros vizinhos ou tenha péssimo cuidado com o imóvel, mas aqui eles sempre dão o ar da graça. Pra nada mesmo.

– Como vocês tão? A casa tá tudo bem? Deixa eu dar uma olhada nesse telhado…

A casa colonial que trabalhamos aqui tem um jardim lindo e bem cuidado no fundo, que por sinal fomos nós que  reformamos. Antes era selva. Nossos vizinhos são primos do dono da casa e por serem, sentem-se no absoluto direito de pular o muro, entrar no jardim e pegar o côco dos coqueiros…Quer côco, ok, pede.
– Well, mam, this house is Freitas House, we’re family and the garden is not included at rent. We can take coconuts, you can’t.
– Que? Tá me tirando? É…NÃO está me tirando. A galera se sente mesmo no direito e se tu reclamar o dono vem te dizer que tu tá errado. Não adianta mudar, são todos assim. O dono da casa de Parra, onde moramos, não sei como ainda não me pegou pelada em plena sala. Chega e vai entrando mesmo, “Ô de casa”.

Talvez não devesse, mas tento achar explicação pra isso. Parece que pra um indiano adquirir um imóvel é uma coisa tão nobre que tem que ser mostrada, ainda mais pra gringo, do tipo…Tu tem dinheiro mas tá morando no meu teto, malãno, não esquece! Aqui o pau grande sou eu!
Bom, pra mim e pra quem algum dia pensar em vir à Índia, fica a dica pra incluir no contrato um acordo de “paz e não visitas”, com risco de multa!

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: