Lakshmi Laundry

Já contei sobre as idas às General Stores em Goa, hoje vou contar sobre a lavanderia. :)
As pessoas aqui são tão caricatas ou absurdamente diferentes que parece que elas nem existem. Às vezes me dá vontade de escrever um livro só dissertando as características desses personagens  reais.  Não falta riqueza de detalhes…!
Pois deu vontade de falar do Umesh. Ele tem essa banca de lavar roupa perto de casa, opção que escolhemos por compensar mais do que comprar uma máquina de lavar. Como indicação, a banca  tem uma placa na frente escrito “Lakshmi Laundry”, além do nome “Umesh” e seu telefone, indicados por uma flechinha vindo da palavra “proprietor”em letras grandes e ornamentadas só pra ninguém ter dúvida que o negócio é dele mesmo! A banca é só para as entregas, o processo de lavagem ele faz em casa.
 Horário de funcionamento? Não tem, tenta a sorte. Teoricamente ele abre das 9:30 às 13h e depois das 16 às 20h, mas calha de você passar lá 11 ou 18 h e estar fechado sem nenhum motivo aparente.
O jeito é esperar um pouco ali na frente pra ver se ele foi em algum lugar perto ou tentar seu celular que quando funciona, não está com ele. As vezes que liguei só atendeu velhinha ou criança, falando Konkani.
Você desiste de esperar e na próxima vez que volta ele vai te explicar porque tal dia a banca tava fechada e normalmente tem alguma morte e/ou festival hindu envolvido. Ok, ok.
Mesmo aqui fazendo sol de rachar TODOS os dias nessa época do ano, suficiente pra secar um lençol e duas ou três horas, ele pede de 5 a 8 dias pra entregar as roupas. Sussa, estamos acostumados, aqui ninguém tem pressa. Mas pode acontecer com facilidade dele simplesmente esquecer as suas roupas no dia que combinou pra você buscar e recombinar mais umas duas ou três vezes até elas voltarem pra você. hehe
Ontem fui lá no fim da tarde, já na segunda tentativa de achar aberto. De fato estava, mas sem o Umesh lá. Só tinha um cara encostado na banca meio “tomando conta”, sem saber dizer onde o Umesh foi, quando volta ou se as minhas roupas estão prontas. As vejo numa trouxa no chão e decido esperar alguns minutos pra ver se ele aparece.
Depois de uns 10 minutos, vem ele de scooter, com os poucos cabelos que lhe restam esvoaçando, com uma cara típica indiana de desculpa, espremendo os olhos, dando um sorriso amarelo mostra-dentes, balançando a cabeça modo pêndulo e articulando, como de hábito, girando as mãos como se tivesse abrindo uma torneira, pra cima. haha
– Sorrrry, sorrrry, ma’am!!  I had to fix my Tata Sky! (Tv a cabo) – Tonight, veeerrrry important criket game  India and South Africa and mine not worrking! They could not make it work! Whatodo now?
– Hm…Not fixed?
– No… =/ Now i have the card of the guy. I’ll call him all night long if I can’t see the game!
– Right, Umesh…Clothes are there, right?
– Yes, yes…
Começa então a colocar as peças numa sacola ou embrulhá-las com jornal (?) e umas 3 ou 4 vezes vira pra mim e pergunta:
– Is this yourrrs??
Cara, sendo um dono de lavanderia isso seria o mínimo pra saber!!! haha Eu dou risada e falo que não acredito. Que entendo porque umas roupas minhas simplesmente somem do nada, mas ele faz cara de inocente e não entende o porque eu acho graça.
Vira e mexe, vem roupa (especialmente de cama e banho) que não é nossa na trouxa…Mais um sinal de que ele mal tem controle. Acho que pega peça por peça e adivinha. Na maioria das vezes funciona, pq indianos não usam roupas pequenas como as minhas ou bermudas de praia como as do Rico mas pra algumas peças só deduzindo…
No primeiro ano aqui eu queria largar o Umesh de todo jeito e arranjar outro jeito de lavar as roupas, mas hoje…Não penso em perder a cena que ele faz toda vez que passo por lá. E pra terminar, SEMPRE:
– What about siiirr??? Sir is fine, no? Working, no?
– Yes, everything ok
– Good…and you, you go slow, huh? Bike veeerrry dangerous. See, your scar. Huh. Don’t forget, huh?

:)

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: