Arte & moda

 

Confesso que sempre tive certa resistência em ser “mulherzinha”, o que me fez torcer o nariz pra moda durante muito tempo (pelo menos no conceito em que a maioria de nós conhecemos: seguindo-a).
Apesar disso, me preocupo um bocado com o que eu visto, e essa contradição me fez questionar o que a moda representa pra sociedade e pra arte no geral.

Uma peça de roupa e o fato de eu querer usá-la tem alta relação com expressão pessoal. É como se um conjunto de peças, uma produção, demonstrasse uma faceta da minha personalidade, fato esse que me faz querer customizar algo meu ou misturar coisas não obviamente. Se não ouso vestir algo por expressão, uso qualquer coisa simples, só por necessidade, já que preciso fazê-lo só pra não ser levada presa ou pra me proteger do frio. No fim das contas, essa é a categoria que mais me encaixo.
Considerando o fator EXPRESSIVO, moda pra mim sempre foi arte, afinal, é a criação de alguém em relação à sua visão do mundo (ou deveria ser).
Me pergunto por que a moda ainda é falada separadamente de arte (até mesmo em sites, revistas e afins); por que pra intelectuais ou grande parte da sociedade ela não tem o mesmo valor artístico do que outras obras mesmo estando tão presente no dia a dia e por que “arte” sequer aparece na descrição de moda num dicionário:

Moda (Segundo Aurélio):

s.f. Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc. / Fantasia, gosto, maneira ou modo segundo o qual cada um faz as coisas. / Estar na moda, estar em voga, ser geralmente usado. // Passar da moda, deixar de ser imitado, deixar de estar no gosto atual.

Fashion (Segundo Oxford):

noun. [C or U] a style that is popular at a particular time, especially in clothes, hair, make-up etc

O uso passageiro, atual ou popular num período de tempo indica o quanto moda na visão da maior parte do mundo (e da nossa língua) é tendencial. O que é bom uma época, não será bom em outra, pelo contrário…Ainda que algo genial tenha sido criado, admirá-lo será vexatório num futuro próximo.

Acredito que essa seja a contradição da moda.

Moda é vista como tendência. Arte, como expressão. Mas TENDÊNCIA e EXPRESSÃO sempre irão uma contra à outra. Uma vez que você coloca tendência (moda) na expressão (arte) você a banaliza, afinal expressão é algo pessoal. Não é efêmero, não é pra ser julgado, não é pra ser entendido, é pra ser apreciado.
Se moda é arte e arte é expressão, cada pessoa no mundo se expressa na hora de se vestir, ainda que a mensagem seja um gigante “I don’t care”.

Porém, infelizmente, o que poderia ser arte, virou “cores em alta”, “peças da moda”, “ups and downs da estação” das tantas revistas femininas, além de uma biblioteca inteira do que é CERTO ou ERRADO no mundo fashion.
É normal ser um seguidor da moda, porém ser um seguidor nunca será ter estilo ou muito menos fazer arte, apenas manter-se um robozinho em desespero por aprovação. Tanto é, que os grandes nomes da moda, os grandes artistas, só conseguiram esse status por fazer algo jamais antes visto e foram por algum tempo, motivo de rejeição pra maior parte da sociedade.

Se colocarmos a tendência da moda pra outro tipo de arte soa absurdo. Obviamente escolas e eras artísticas (clássica, neoclássica, moderna etc) indicavam uma tendência, mas essas classificações estavam muito mais relacionadas ao período em que os artistas viviam e automaticamente expressavam, do que com algo ditado pra garantir sucesso. No fim das contas só chama a atenção quem arrisca, quem inova.

Obviamente moda está na arte. Mas a arte não está sempre na moda. Arte não é pra ser seguida ou discutida, é pra SER. Assim como a moda. Felizmente.

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: