Trip Update 6. Istanbul – Re-loving time

Chegar em Istanbul depois de todos os problemas que tivemos com a empresa Turca lá na Índia foi esquisito. Eu, que sempre amei a cidade, tava super desanimada nos meus primeiros dias de volta. Me foquei em fazer minhas coisas e mal saí de casa, como se eu estivesse num lugar que não fazia mais questão de conhecer. Foi nesse tempo que escrevi o Trip Update anterior. :)

Acho que eu tinha perdido um pouco a fé nos Turcos depois de alguns deles darem mancadas federais, mas vi o quanto era injusto julgar uma população por uns filhos da puta irresponsáveis que um dia cruzaram nosso caminho. É fácil rotular quando você é um estrangeiro. Na hora em que as coisas apertam pro seu lado o fator nacionalidade aparece automaticamente, o que é um tanto preconceituoso. Acho que cada povo tem características únicas e que se aplicam pra maioria. Essas podem ser comentadas (inclusive com os mesmos), mas não dá pra julgar partindo desse ponto.

E no entanto…A vida nos traz surpresas.
Um dos nossos amigos Turcos restantes nos ofereceu apê aqui, nos ajudou em um monte de coisas pequenas e nos mostrou o quanto no fundo, cada um é cada um. Cada coração é um coração.
Esse mês também recebmos a Zelinha (mãe do Bruno, meu irmão da vida) e duas amigas aqui. Ver a cidade com os olhos delas me deu um fio de esperança. Consegui enxergar a beleza e a unicidade que já havia esquecido depois da minha quinta vez aqui.  “Fresh eyes”…nada melhor pra retomar o amor.
Depois, Rico ainda conheceu uma galera super especial, aberta, simples e cheia de vontade de nos fazer amar os Turcos de novo, mesmo que inconscientemente. hehehe
Pra terminar, me arrumaram um trampo pra ensinar inglês pra uma garota 5 anos mais velha que eu, porém, uma das mais doces e puras que eu ja conheci na vida! Nos encontramos todos os dias, e pra isso eu tenho que ir até o lado Asiático de Istanbul, o que leva pelo menos uma hora e meia, entre metrô, funicular e barco.

Esse último virou minha meditação diária e nesse caso,  a inspiração pra atualizar o blog.
Os Barcos em Istanbul são transportes públicos também, como o metrô ou trem. Já havia andado algumas vezes, mas não cotidianamente, o que fez mudar minha visão em relação à eles. Apesar de grandes e cheios de gente, são silenciosos e pacíficos, especialmente no pôr do sol, a hora que eu costumo usá-los. De alguma forma, parece que todo mundo precisa daquele momento de paz pós ou pré trabalho. É um momento que eu sinto que mesmo os locais estão em estado de contemplação à cidade. Pros Turcos o Bosphoros é sinônimo de paz, é o mar deles, aquele que afaga toda a preocupação e tristeza.

No barco, você pode escolher sentar mais confortavelmente do lado de dentro e tomar um chai, vendo a paisagem pela janela. Ou pode escolher sentar do lado de fora, na parte de cima, de baixo, na proa, na popa…O mais interessante é que da mudança de lugar, se tem um novo ponto de vista de Istanbul.
De um ângulo, você vê a Europa, Aya Sophia, Sultan Ahmed Cammi e Topkaki, três ícones da cidade, que chamam atenção de muuuito longe. Do outro lado, você vê a parte Asiática: os tantos predinhos esmagados um do lado do outro, a antiga estação de trem à beira do Bosphoros, sempre cheeeia de gaivotas em volta – essas que fazem o caminho dos barcos todo o tempo, horas voando, horas nadando, horas planando…Lindas. 
Dá pra ter ainda a visão da ponte, que divide os dois lados e segue um horizonte além dela, de noite, iluminada, ainda mais bonita. Logo ao lado, a Galata Tower, destacada e imponente no meio de tantas construções baixas e antigas, seguras pra o caso de um novo terremoto.
Cada cantinho do barco se tem uma nova perspectiva da cidade, vezes cinza, vezes amarelada, quando os raios de sol iluminam parte dos prédios, e aquecem aos passageiros, vulneráveis ao vento sempre  gelado por conta da água tão azul e tão próxima, mexendo em volta do barco. O motor é o artista das suas formas. Adoro sentar na popa e ver a espuma moldando-se, ver os rodamoinhos, as ondas quebrando umas nas outras enquanto ouço o sonoro e rasgante apito do barco…

Esse simples ato rotineiro me fez lembrar o quanto a mesma coisa pode ser vista de zilhões de formas diferentes. O quanto Istanbul continua sendo uma cidade linda, minha primeira opção de indicação, e junto com ela, sim, os Turcos, que podem ser vistos de tantas formas como qualquer outra coisa, dependendo apenas de qual ângulo você observa.  

Vou sentir saudades.

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

