Krishna Janmashtami


foto: Rafiq Maqbool|Associated Press

O nascimento de Krishna é uma das datas de maior comemoração na Índia, mas a data da celebração depende do ano, da posição da lua e outras coisinhas que os hindus levam em consideração, mas é sempre nessa época – entre o fim de Agosto e o começo de Setembro.

Os pujas, as oferendas costumam relembrar a infância de Krishna, a forma mais conhecida dele.
No dia da celebração, as mulheres preparam e distribuem muitos doces típicos e desenham pézinhos de criança na porta da casa com pó colorido (usado pra tudo no país, inclusive no holi. rs).
Os homens fazem a parte “traquina” da história. Reiterando a imagem do Krishna  levado que roubava comida nas casas vizinhas, eles se reunem no centro das cidades pra quebrar um pote de gesso cheio de iogurte, que é pendurado bem alto no dia anterior à festa. Os escolhidos fazem uma pirâmide humana, e aquele que estiver acima de todos quebra o pote, normalmente com um coco, que representa pureza e natureza. Depois de quebrado, voa iogurte pra todo lado. O ato, simboliza a união para fazer algo…

Porém, antes da pirâmide se formar de fato, os indianos, felizes por mais um dos tantos dias de celebração aos seus deuses ficam livres – sem trabalho, sem obrigações e afins, portanto, dependendo do lugar, o aquecimento começa cedo. Como em Goa os católicos são tão numerosos quanto os hindus, algumas bebidas são aceitáveis, tipo o Cashew Feni, uma cachaça de Caju típica do estado e que é óbvio, os homens adoram.
Como estava trabalhando na data em questão, não tive tempo de ver o festejo inteiro, eles enrolam bastante pra quebrar o pote de fato…Mas acho que não perdi a melhor parte. Com esses krishnas, talvez o pote nem tenha sido quebrado. hehehe

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: