It’s a long way

Acho que é normal algo que fica muito famoso internacionalmente e tem uma legião de baba-ovos causar também o efeito contrário, mas me envergonha um pouco o falar mal só por falar mal.

Desde que me conheço por gente ouvi que Caetano Veloso era arrogante, que João Gilberto era um chato e que Paulo Coelho não sabia escrever. Conheci alguns grandes admiradores também, mas esses normalmente são menos incisivos em suas opiniões. heheh

Eu, do meu lado, que me lembre, nunca vi Caetano Veloso sendo grosseiro ou rude. Só vejo aquele tio que parece sim, se achar um tanto sábio, normalmente sorridente, de fala mansa e arrastada. Mas, ainda que fosse, arrogante, isso o desabonaria como artista?
Do meu lado também não li muito Paulo Coelho, mas tudo que li achei bastante razoável, assim como o admirei por diversas colocações à respeito dos homens, da vida, da busca.  Me surpreendi quando soube que um monte de amigos meus estrangeiros e que lêem caras incríveis liam também Paulo Coelho. Me deu vergonha dos tantos brasileiros que metem o pau sem nunca ter passeado por sua obra, tão extensa e de tão fácil acesso. Talvez seja esse o problema.

Não sou fã de nenhum deles. Todo mundo já produziu coisas que aos olhos dos outros parecem admiráveis ou medíocres. O que falo aqui é da banalização de grandes homens. Em determinados casos, o gosto pessoal não deve importar, o que importa é a grandeza do que foi criado.
Não importa se eu não acho tudo o Coelho escreve bom. Mas nós, na nossa grande maioria, estamos a anos luz de poder julgar a marca que essa pessoa deixa ao mundo. Assim como Caetano, João Gilberto, Madonna, Elvis, Chico…Amados e odiados, celebrados e vexados…Mas, acima de tudo, respeitados.

Fecho com um som do melhor album do Caetano,  “Its a long way”…
It actually is. :)

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

