Couch Surfing

Me impressiona a quantidade de amigos que  ainda não conhecem ou não confiam nessa maravilha simplíssima da humanidade – então, falemos dela! rs

Por que não recebermos uns aos outros em nossas casas enquanto viajantes?
Assim ninguém gasta dinheiro com hospedagem e fica perto de uma pessoa local, cheia de dicas, informações e tudo mais, certo?

O CouchSurfing é uma das muitas comunidades online que fazem isso e já funciona há vários anos.
Você faz um perfil no site com foto, com seus interesses, falando o máximo possível sobre você, sobre o que gosta e sobre o seu sofá (ou colchão, ou chão, enfim…seu pedaço de teto pra abrigar alguém). Você pode colocar um status no perfil, avisando se pode ou não receber pessoas no momento, e pode dar o que quiser de informação, inclusive as suas regras pra ficar na sua casa.
Basicamente é isso!

Quando você vai viajar, você busca no site a cidade de destino. Ele vai te mostrar todos os “sofás” disponíveis no lugar e então você manda um pedido para aquele (ou aqueles) que te interessar. O contato começa e quem vai decidir todo o resto – quantos dias serão, quantas pessoas serão, como vão se encontrar, etc. – serão o(s) anfitrião(ões) e o(s) hóspede(s) mesmo.

Até então tive mais experiências como anfitriã do que como hóspede na comunidade. Estou no meu segundo “sofá” (colchão, ainda bem :P), e não tenho nenhuma reclamação a fazer…
Todos os perfis tem abertura para referências e o dono do perfil não pode apagá-las (somente responde-las). Portanto, como segurança, dá pra contatar só quem for confiável de acordo com outros viajantes.

Pra pedir um sofá, você não precisa necessariamente receber alguém na sua casa. Como eu disse, cada um escolhe seus critérios para decidir a quem dar ou não sofá, é muito relativo! Há couch surfers em todo lugar do mundo, inclusive no Brasil. Vale a pena procurar. Muitos anfitriões recebem mais de uma pessoa, tem gente que aceita até 10 pessoas (!), alguns aceitam crianças e até animais. Portanto, qualquer um pode optar por couch surfing.

Pra quem não se importa muito com conforto e não tem problema em dividir espaços com estranhos, não há dica de viagem melhor! Além de absorver um pouco mais da cultura do lugar, o dinheiro que se economiza com hospedagem dá pra fazer inúmeras outras coisas, inclusive mais viagens!

Taí a dica. :)

http://www.couchsurfing.org/

p.s. dá pra escolher o idioma no canto superior direito da página.

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Uma resposta para “Couch Surfing

  1. Mas é oferecido só o “sofá” ou alimentação também?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: