FOAM & Bertien Van Manen

Nos últimos dias tive a oportunidade de visitar dois dos museus de fotografia de Amsterdam!

Ambos são alguns dos tantos museus instalados nos canais da cidade, montados dentro dos próprios prédios residenciais, então mantém a arquitetura quase intacta.

O primeiro que fui foi Huis Marseille, que está expondo fotos do sul africano Guy Tillim,  feitas no Haiti e em São Paulo. Fui por esse motivo, mas a exposição não me chamou a atenção. As fotos da cidade me pareceram impessoais, a impressão que tive era que ele estava fazendo troca de vôos por ali e fez um clicks sem pensar em qualquer muvuca esquisita que viu. O museu em si é simples, então acho que só vale a pena se alguém bem legal estiver expondo.

Minha segunda visita, dessa vez ao FOAM, foi mais proveitosa. O espaço é maior, e além de exposições eles dão workshops, palestras, fazem encontros…É um lugar bacana pra fotógrafos e amantes de fotografia!

No momento estão em cartaz fotos do New York Times – algumas olímpicas, alguns ensaios, algumas fotos do Kuwait do Sebastião Salgado, fotos de guerra… – Uma ótima seleção, adicionada à cartas, pedidos, e explicações dadas pelo jornal.

Além dessa, estava exposta também uma seleção de uma fotógrafa holandesa que gostei MUITO de ter conhecido!

Bertien Van Manem já tem lá seus 70 e poucos anos e apesar de ter começado como fotógrafa de moda na europa, passou a viajar muito e fazer foto jornalismo. O projeto que está em cartaz dessa vez é o ” Let’s sit down before we go”.  São mais de 60 fotos feitas entre 1991 e 2009 com uma pequena câmera 35 milímetros, na Rússia, Moldávia, Cazaquistão, Uzbequistão, Ucrânia, Geórgia e Tatarstan. Ela permaneceu períodos longos com as pessoas que conheceu nas viagens, aprendeu as línguas e tudo mais. Isso produziu fotos íntimas e únicas.

Tenho bastante curiosidade naquele lado do mundo, parece tão “kitsch” e verdadeiramente diferente…A expo pra mim foi prato cheio. Compartilho alguns clicks! E vale a pena ver mais de Van Manem.

Anúncios

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: