Escher in het paleis

Escher Escher Escher…Preciso dizer alguma coisa?

Há bastante tempo (quase 10 anos eu diria) sonho com o dia em que veria suas obras tão de perto.
Peguei um trem até Den Haag (mais ou menos 1 hora de Amsterdam) e fui conhecer o palácio que expõe suas coisas. Eu já tinha matado um pouco da vontade com a exposição do Centro Cultural Banco do Brasil (que foi feita em parceira com o palácio), mas é claro que a experiência em Den Haag foi única e incomparável!

Além das obras, eles também expõem algumas pedras de litografia e madeira das xilogravuras usadas pra fazer todas as que estão espalhadas por ai! Queria muito roubar um pedacinho daquilo….

O palácio é o antigo palácio de inverno da familia real holandesa  e tem três andares com obras do querido Maurits. Explica as fases da sua arte, os desenhos, as xilos e quando a coisa descambou pro infinito e eternidade, temas que relacionam muito com as obras.

Tem fotos, instrumentos, anotações, peças tridimensionais em madeira, e tem também algumas instalações como a que foi feita no Brasil da casa desproporcional. Além dela tem a bola que reflete sua imagem, tem um chão que desmorona com videomapping, e algumas outras pinturas na parede que também remetem a ilusao de ótica.

À parte da maravilha escheriana, a decoração do palácio também impressiona. Apesar de mobília e afins ja ter quase tudo ido embora, os ambientes são amplos e espelhados, coisa que combina muito com Escher. Todas eles são decorados com lusters maravilhosos de um artista de Rotterdam chamado Hans Van Bentem e só fazem o conjunto todo ser mais especial!

Sobre ariaround

25, santista, apaixonada e viajante em todos os sentidos...agora em Goa, na Índia. Amante da escrita, de lugares novos, crenças e pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: